Secretaria Acadêmica

Θ  Diretora Serviços Acadêmicos: Profª Maria Helena 


Pedido de Documentos: Formulário On-line

Prazo para emissão de Documentos

 Declaração de Escolaridade – 2 dias

Documento informando curso, módulo, período e data de início e término do módulo do aluno regularmente matriculado.

Solicitação de Transferência de Escola – até 3 dias

O aluno ou responsável (quando menor) trazer declaração de vaga da outra escola, contendo curso e período disponível.

Transferências de Períodos – aluno ou responsável (quando menor).

Somente trabalho ou extrema necessidade, o aluno deve procurar a secretaria que irá verificar se há vaga no período solicitado.

Aproveitamento de Estudos: Para alunos que já cursaram a disciplina lecionada no atual módulo/série do curso, preencher formulário específico na Secretaria e anexar documentação comprobatória dos estudos obtidos, observando o prazo divulgado nos murais da Etec.

Comunicado de Desistência: O aluno ou responsável (quando menor) deverá procurar o Coordenador do Curso e/ou Coordenadora Pedagógica, explicar o real motivo e alegações, após analise em conjunto, se aceitos, preencher o formulário na Secretária comunicando a sua desistência, para que a escola disponibilize a vaga.

Código/Cadastro no Mec

352950/2


Horário de Atendimento:

Balção Interno (aluno em aula)

Manhã: 09h30 às 09h50/ 11h30 às 13h15

Tarde e Noite: 15h20 às 15h40/ 18h00 às 18h50

Noite: 20h40 às 20h55

Balção Externo (Público em geral)

 Segunda-feira à Sexta-feira das 08h às 14h e das 17h às 20h.

Para melhor atendimento respeite os horários estabelecidos; durante período letivo, em recesso consultar horário afixados nos quadros de aviso ou pelo telefone.


Horário de Aulas e Grade:

 

Horário Escolar 
MANHÃ – Ensino Médio 280 ALUNOS (1A;2A;2B;2C;3ª;3B;3C) INTEGRAL – ETIM  200 ALUNOS (1B;1C;1D;2D;3D)
ENTRADA 07h30/08h20 ENTRADA 07h30/08h20
2ª AULA 08h20/09h10 2ª AULA 08h20/09h10
3ª AULA 09h10/10h00 3ª AULA 09h10/10h00
INTERVALO 10h00/10h20 INTERVALO 10h00/10h20
4ª AULA 10h20/11h10 4ª AULA 10h20/11h10
5ªAULA/SAÍDA 11h10/12h00 5ª AULA 11h10/12h00
ALMOÇO 12h00/13h00
TARDE – Ensino Técnico 200 ALUNOS (1A;2A;3A;2B;3B) 6ª AULA 13h00/13h50
ENTRADA/1ºBLOCO 13h15/15h20 7ª AULA 13h50/14h40
8ª AULA 14h40/15h30
INTERVALO 15h20/15h40 INTERVALO 15h30/15h40
2°BLOCO/SAÍDA 15h40/17h45 9°AULA/SAÍDA 15h40/16h30
NOITE – Ensino Técnico  480 ALUNOS (1C;2C;3C;1D;2D;3D;1F;2F;3F;1E;2E;3E)
JANTA 18h00/18h50
ENTRADA/1ºBLOCO 18h50/20h40
INTERVALO 20h40/20h55
2ºBLOCO/SAÍDA 20h55/22h45

Bilhete Transporte Escolar:

Código/Cadastro no MEC:  352950/2

SPTRANS – BILHETE ÚNICO – CPTM/ METRÔ E ÔNIBUS MUNICIPAL DE SÃO PAULO

http://estudante.sptrans.com.br/

O período para requerer o Bilhete Único será de 15/01 até 30/10 ( sujeito a alteração, consulte site)

  • Preencher formulário na secretaria que cadastrará os dados do solicitante no site da SPTRANS
  • Depois o aluno deverá acessar sptrans.com.br clicar em Bilhete Único, depois na coluna do menu Estudante clicar em Cadastro e posteriormente em Inicie o processo de cadastramento. Será necessário uma foto 3×4 recente já digitalizada. Após esse primeiro processo a SPTRANS enviará uma confirmação para o e-mail informado para continuação do cadastro.
  • Para os alunos já cadastrados e frequentes no ano anterior estes deverão fazer o acesso no site da SPTRANS, conferir seus dados, imprimir e pagar o boleto para revalidação.

Há dois tipos de Bilhete Único Estudante:

* O cartão Estudante SEM convênio com a UNE/UMES: O valor é de R$ (consultar no site da empresa)

* O cartão Estudante COM convênio com a UNE/UMES: O valor é de R$ (consultar no site da empresa)

Para que o estudante tenha direito ao cartão, este deverá morar em São Paulo ou na grande São Paulo onde há a utilização do Trem, Ônibus municipal de São Paulo ou Metrô.


BOM-ESCOLAR (EMTU) – ONIBUS INTERMUNICIPAIS

http://www.emtu.sp.gov.br/passe/direito.html

Os novos pedidos do cartão Bom Escolar (EMTU – Intermunicipais) deverão ser encaminhados pela Escola. O formulário de Requisição do Bom Escolar juntamente com os documentos necessários deverão ser entregues na Secretaria obedecendo os avisos de envio das remessas para a EMTU divulgados no mural da Etec.

  • Preencher formulário na secretaria que cadastrará o solicitante no site da EMTU.
  • Após, o aluno deverá acessar emtu.sp.gov.br e em passe escolar, Bom Escolar (Região de São Paulo) ir a Requisição/ Revalidação digitar seu RG, clicar no nome da escola (ETE DE OSASCO) preencher seus dados e imprimir boleto bancário.
  • Junto com o boleto pago (valor R$ consultar site da empresa) leve a secretaria os seguintes documentos:

Cópia simples do RG.

Foto 3×4 atualizada

Cópia do comprovante de endereço atualizado, em nome do estudante ou de seus responsáveis. Residindo em imóvel de terceiro, enviar Declaração de próprio punho do proprietário, assinada e acompanhada de cópia de seu documento de identidade RG.

  • Cópia do Histórico/Certificado do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão do curso.

Revalidação: é somente pela internet no site, não é necessário trazer nenhum comprovante. A taxa de Revalidação e Requisição é de R$ (consultar site da empresa), caso o aluno tenha o cartão de outra escola e não esteja mais frequentando, por favor, nos comunicar para que possamos fazer a inclusão em nossa unidade de ensino, só assim o aluno poderá fazer a Revalidação e posteriormente a recarga.


BEM ESCOLAR – ÔNIBUS MUNICIPAL DE OSASCO

http://www.bemosasco.com.br/escolar

O aluno deverá acessar o site da empresa, imprimir o formulário, preencher sem rasuras, anexar a declaração de Escolaridade fornecida pela escola, mais um comprovante de residencia em nome do aluno ou responsável, em posse de todos os documentos, comparecer ao Posto de Venda de Vale-Transporte no Shopping Galeria ou no Top Shopping Vila Yara pagar a taxa de adesão e aguardar o prazo de confecção do bilhete e retira-lo no guichê da empresa.

Para  Revalidação, o procedimento é o mesmo.


Documentos para Matricula:

Documentos para matrícula para candidatos convocados no Processo Seletivo Vestibulinho do 1º Semestre 2017 para a 1ª série do Ensino Médio, 1ª série do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio.

Para efetivar a matrícula, os candidatos convocados, deverão apresentar os seguintes documentos:

1.        Requerimento de matrícula (fornecido pela Etec/Extensão de Etec no dia). Caso o candidato seja menor de 16 (dezesseis) anos, no momento da matrícula, deverá estar assistido por seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), o qual assinará o requerimento de matrícula;

2.        Documento de identidade, fotocópia e apresentação do original ou autenticado em cartório, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade ou Carteira Nacional de Habilitação, dentro da validade com foto (CNH – modelo novo) ou documento expedido por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, CREA, COREN, CRC e outros);

3.        CPF, fotocópia e apresentação do original ou autenticado em cartório;

4.        2 (duas) fotos 3×4 recentes e iguais;

5.        Histórico Escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental, uma fotocópia simples com apresentação dos originais OU declaração de conclusão do ensino fundamental, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com Certificado de Conclusão, documento original [exceto para matrícula no 1º módulo dos cursos de Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line)];

6.        Para os candidatos classificados para o 1º módulo dos Cursos de Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line): Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio, uma fotocópia simples com apresentação do original OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, documento original OU Declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio, documento original;

7.        Para os candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA – Histórico Escolar, com Certificado de Conclusão do Ensino Médio, uma fotocópia simples com apresentação do original OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos, documento original OU declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre da EJA, documento original OU 2 (dois) Certificados de Aprovação em áreas de estudos da EJA, uma fotocópia simples com apresentação do original OU boletim de aprovação do ENCCEJA emitido e enviado pelo MEC, uma fotocópia simples com apresentação do original OU Certificado de Aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC, uma fotocópia simples com apresentação do original OU documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas, uma fotocópia simples com apresentação do original;

8.        Somente para os candidatos do Curso de Técnico em Enfermagem – Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, uma fotocópia simples com apresentação dos originais e Declaração de matrícula na 2ª série do Ensino Médio ou Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio, uma fotocópia simples com apresentação do original OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, documento original;

9.        Para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente;

10. O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública, deverá apresentar Declaração Escolar OU Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, uma fotocópia simples com apresentação do original.

Documentos para matrícula para candidatos convocados para acesso as vagas remanescentes de 2º módulo

A matrícula dos candidatos convocados para o acesso as vagas remanescentes de 2º módulo dependerá da apresentação dos seguintes documentos:

1.        Requerimento de matrícula (fornecida pela Etec / Extensão de Etec no dia);

2.        2 (duas) fotos 3×4 recentes e iguais;

3.        Documento de identidade, fotocópia e apresentação do original ou autenticado em cartório, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Policia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE) dentro da validade ou Carteira Nacional de Habilitação dentro da validade com foto (CNH – modelo novo) ou documento expedido por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, COREN, CRC e outros);

4.        CPF, fotocópia e apresentação do original ou autenticado em cartório;

5.        Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio regular ou equivalente (EJA/ENCEJA), uma fotocópia simples com a apresentação do original ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, documento original;

6.        Para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.


Informes:

Reclassificação e Reconsideração: Até dez (10) dias corridos, contados a partir da publicação do resultado final do Conselho de Classe. O aluno ou responsável (quando menor), deverá protocolar seu pedido na secretaria. Não há prorrogação de prazo para entrega deste.

Requerimento de condições especiais de atividade escolares (Guarda Religiosa): Primeiros 10 (dez) dias letivos, procurar a secretaria para preenchimento do formulário e entrega da declaração da autoridade religiosa que comprova sua condição.

 Ausências

Atestados Médicos: O aluno deve apresentar o atestado médico para os professores, pedir para que tomem ciência, assinando no verso do atestado. Esse atestado deve ser entregue pelo aluno a Orientadora Educacional. Não há compensação de aulas para ausências de alunos ou retirada de faltas seja qual for o motivo.

Condições Especiais de Estudos (atestado a partir de 15 dias letivos de afastamento)

No caso do aluno ser acometido por doença infectocontagiosa, outras doenças ou cirurgia e precisar de afastamento de no mínimo quinze dias (15) letivos, o aluno(a) ou familiar deverá trazer urgentemente o atestado médico na secretaria da escola e preencher o Requerimento de Expediente de Exceção, (Decreto – Lei Nº 1044, de 21/10/69) , o que irá resguardar o direito de abono de faltas do aluno durante o período de afastamento do mesmo. Porém é de extrema importância que esse atestado esteja na escola desde o primeiro dia de afastamento. Também se aplica os mesmos procedimentos para aluna gestante (Requerimento de Expediente de Exceção Lei Federal Nº6202 /75).

 PP (Progressão Parcial)

O aluno poderá ter até três disciplinas com menções “I” (Insatisfatório) no 1º módulo/Série ou acumulando 1º e 2º Módulos/Séries, a disciplina deverá ser cursada, não presencial no módulo seguinte (somente para alunos com curso em andamento). No inicio do semestre procurar o professor da disciplina para cumprimento da PP.


 Certificações

  • Ensino Técnico
Curso Administração Logística Marketing
1º Módulo Auxiliar Administrativo Auxiliar de Logística Sem certificação
2º Módulo Assistente Administrativo Assistente de Logística Assistente de Vendas
3º Módulo Técnico em Administração Técnico em Logística Técnico em Marketing
  • Ensino Médio

Histórico de Conclusão do Ensino Médio


Retirada de Documento na Secretaria

  • Certificado Modular: O aluno deverá fazer o pedido na secretaria acadêmica após o conselho de classe final.
  • Histórico: Período: de 2 a 3 meses após á conclusão do módulo ou curso. O próprio aluno/ responsável quando menor ou alguém autorizado com procuração simples.
  • Diploma: O próprio aluno ou algum familiar com procuração registrada em cartório.
  • Não informamos a situação dos documentos por telefone.
  • Não serão confeccionados certificados, históricos e diplomas para alunos que não tenham documentação completa (RG, Histórico do Ensino Fundamental (alunos do médio) ou Histórico do Médio (alunos do técnico) com publicação no Diário Oficial do Estado (Lauda), GDAE ou Visto Confere ou ainda com PP (Progressão Parcial)). Não há necessidade de o aluno fazer o pedido do Histórico ou Diploma.
  • GDAE – Gestão Dinâmica de Administração Escolar: É a publicação informatizada e veiculada pela Internet dos nomes dos alunos concluintes de cursos a partir do ano 2001 no Estado de São Paulo.
  • Lauda: Lauda de Concluintes é a relação nominal dos alunos que concluíram, entre os anos 1981 – 2000, o Ensino Fundamental e Ensino Médio, em escolas reconhecidas e autorizadas.
  • Visto Confere: É a confirmação de autenticidade do documento expedido pela escola, quando da conclusão de curso, por meio de um carimbo e da assinatura do Supervisor de Ensino, no histórico escolar original.